Como lavar o carro sem danificar a pintura
Lavar o carro por conta própria é uma boa ideia para quem quer ter certeza de que o veículo terá todo o cuidado necessário durante o processo. Mas é importante saber lavar o carro sem danificar a pintura.
Deixar o carro limpo é uma das principais maneiras de manter a lataria sempre bonita e bem cuidada. Porém, ao lavar o carro da maneira errada, é possível prejudicar muito mais do que ajudar. Muitos proprietários, sem o conhecimento necessário, acabam riscando toda a pintura ou até mesmo manchando o veículo.
Felizmente lavar o carro sem danificar a pintura não é tão complicado. Só é preciso ser paciente e metódico com a maneira que você vai realizar a limpeza.
Como lavar o carro sem danificar a pintura
Para lavar o carro é preciso usar bons produtos e saber quais procedimentos devem ser feitos para evitar problemas.
Material necessário para limpar um carro
A primeira parte é separar tudo o que você vai precisar para lavar o veículo com um resultado mais do que satisfatório. Alguns dos principais itens são:
- Luva de microfibra
- Xampu automotivo de boa qualidade
- Três baldes
- Limpador multiuso ou limpador de rodas
- Toalhas de microfibra
- Escova
- Esponja simples
- Lavadora de alta pressão
Na falta da lavadora, é possível utilizar uma mangueira comum. Porém, além de ajudar a tirar muito mais sujeira e proteger ainda mais a pintura, com a lavadora você vai economizar muito mais água, o que é fundamental.
Lembrando que é importante usar bons produtos de marcas conceituadas. Produtos de baixa qualidade podem danificar a lataria. Outra dica é nunca substituir o xampu automotivo por detergente. O detergente resseca
plástico e borracha e com certeza causará danos na estética do seu carro.
Cuidados antes de lavar o carro para não danificar a pintura
Um cuidado que muitos proprietários não tomam é o de lavar o veículo sempre na sombra e com a lataria fria. Quando o carro está quente, o sabão seca muito mais rápido e deixar o sabão secar na lataria causará manchas no veículo.
Outra preocupação que deve ser seguida durante todo o processo é nunca deixar as toalhas e luvas de microfibra encostarem no chão. Se um dos dois itens caírem no chão, é possível que areia e pequenos grãos fiquem presos no tecido, causando uma ação abrasiva que pode arranhar toda a pintura.
Por último, uma recomendação interessante é proteger os olhos durante a lavagem, principalmente ao usar uma lavadora de alta pressão. Isso evitará que respingos causem dano à visão.
Passo a passo para lavar o carro sem danificar a pintura
Como já dissemos, o primeiro passo é garantir que o veículo esteja frio. Para começar a lavar o carro, é preciso colocar xampu automotivo junto com água em um dos três baldes. Use a solução indicada pelo fabricante.
Os outros dois baldes devem conter água. Um será usado para lavar as rodas enquanto o outro será usado apenas para enxaguar os materiais de limpeza.
Jogue água por todo o carro. Um bom banho de água vai retirar a fuligem e a sujeira mais grossa, mas jogue apenas água, sem nenhum produto químico.
O próximo passo é limpar as rodas. Primeiro porque é uma limpeza bem mais pesada, segundo porque evita o retrabalho. Se você lavar a carroceria primeiro e deixar as rodas por último, é provável que durante a lavagem delas a carroceria fique suja novamente.
As rodas, incluindo os pneus, podem ser lavadas com água e limpador multiuso ou especializado, e com o uso de uma esponja para a roda e escova para a caixa de roda.
Limpe toda a roda e os pneus. Finalize limpando os para-lamas e a caixa de rodas. Vale lembrar que a água usada neste momento, assim como a bucha ou escova, não deve ser usada na lataria em hipótese nenhuma.
Como lavar a lataria
Agora vamos para a parte mais importante e que mais exige cuidado na hora de lavar o carro sem danificar a pintura.
Comece pelo teto, mergulhando a luva de microfibra dentro da solução com xampu. Lave uma metade do teto de cada vez. Durante todo o processo de lavagem da carroceria, limpe um pouco com o lado da luva e depois vire. Coloque a água no balde de água limpa para tirar a sujeira antes de voltar para o balde com xampu.
O processo deve ser feito com cuidado e paciência. Depois de lavar um pouco, enxague com a mangueira para não deixar a espuma secar na lataria.
Os movimentos devem ser sempre feitos em uma única direção, nunca faça movimentos circulares. Quando você lava o carro em movimentos redondos, ele acaba com vários pequenos riscos que são bem visíveis.
Outra dica importante é nunca fazer força enquanto esfrega. O ideal é usar o apenas o peso da luva de microfibra, sem pressão.
O caminho de lavagem deve ser sempre de cima para baixo, tanto enquanto esfrega quanto na hora de enxaguar.
Por fim, é necessário enxugar com as toalhas de microfibra. Nessa hora, quanto mais toalhas tiver, melhor. O recomendado é enxugar um pouco e já colocar a toalha para lavar.
Cuidados pós lavagem
Depois de terminar de lavar o carro, o melhor a se fazer é aplicar alguma proteção. Uma proteção simples, mas que funciona muito bem é o uso de ceras automotivas.
Uma cera de boa qualidade aplica uma boa camada de proteção repelente que vai evitar que a sujeira grude na lataria e vai facilitar bastante as próximas limpezas. Se a cera for boa, existe a possibilidade de fazer lavagens a seco nas próxima duas ou três vezes.
Porém, para lavar o carro sem danificar a pintura, recomendamos que a limpeza que indicamos seja feita pelo menos uma vez por mês.
Esse procedimento todo pode dar bastante trabalho e exigir paciência, mas é a melhor maneira para cuidar da estética do veículo.
Equipe Box 21
Fonte23