Como funciona a lavagem a seco para carros?
A lavagem a seco de carros consiste em lavar um veículo com alguns produtos específicos para esse tipo de serviço usando no máximo 02 litros de água, enquanto a lavagem convencional pode gastar até 400 litros de água, ou seja, uma economia de 398 litros de água por lavagem.
Em tempos de racionamento seria uma boa economia. Para efetuar o serviço são necessários materiais como: xampu que geralmente é chamado de lava seco spray, cera que é adicionada ao xampu e flanelas de microfibra. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de lavagem foi desenvolvido para proteger e lustrar a pintura do automóvel.
O xampu serve para amolecer a sujeira, a cera dá um poderoso brilho na pintura e serve como um lubrificante. Evitando o atrito do pano com a pintura o que acontece sempre na lavagem com água. A flanela de microfibra serve para reter as partículas de sujeira que se acomodam em suas fibras evitando a fricção com a pintura.
São usados produtos específicos para cada parte do carro como: vidros, rodas, caixa de roda, lataria, painéis, forros de porta etc. Por tanto, com esse tipo de lavagem além de ter o carro lavado detalhadamente você vai receber uma pintura com um brilho espetacular por um baixo custo para carros de médio porte.
Bom, se deseja fazer um teste com a lavagem a seco, procure um lava rápido especializado nesse tipo de serviço. Pois requer conhecimentos de técnicas a serem aplicadas corretamente.
Lavagem a seco de carros: Como é feito?
Quando você vai até um lava-rápido deixar seu carro para ser limpo precisa ter em mente que esse simples processo representa um gasto médio de 300 litros de água por veículo. É assustador pensar assim, mas é justamente esse tipo de gasto que uma lavagem convencional pode precisar.
Todo o processo de lavagem a seco de carros recorre ao uso de aproximadamente 350 ml para realizar toda a remoção de sujeira do automóvel. Recorrer a um menor uso de água permite que esse processo consiga contribuir positivamente na conservação do nosso meio ambiente. Isso porque o processo conta com o uso de um tipo de líquido neutro, fabricado à base de carnaúba.
Essa substância possui uma ampla capacidade de limpeza e garante um maior cuidado aos veículos que forem submetidos à lavagem. Isso porque ele ajuda a conservar ainda mais a pintura do carro. Garantindo que a mesma mantenha o polimento automotivo com mais brilho.
Para que o processo de lavagem a seco seja realmente satisfatório, vale salientar que é preciso contar com o uso de toalhas especiais, que devem ser feita com microfibra. Essas toalhas são fundamentais na lavagem em modo seca. Pois evitam que ocorra qualquer atrito com a lataria do automóvel. Ou seja, evita-se que pequenos fragmentos acabam arranhando ou deixando manchas no processo de lavagem.
Mas e a parte de dentro do veículo?
A parte interna do veículo também não é esquecida durante o processo de lavagem a seco de carros. Aliás, a limpeza do estofamento é extremamente importante para que se evite a proliferação de fungos, bactérias e ácaros, que podem ser extremamente prejudiciais à nossa saúde.
Para tanto, é interessante recorrer ao uso de produtos focados no processo de limpeza na parte interna do carro. Para que o uso de água também seja dispensável. Além disso, com escolhas realmente assertivas no processo de higienização não se compromete de forma alguma a densidade da espuma as ferragens dos bancos.
Quais benefícios da lavagem a seco de carros?
Não é segredo que a lavagem de carros com água desperdiça quantidades imensuráveis deste recurso tão escasso hoje em dia. Mas embora a lavagem a seco já esteja presente há mais de 20 anos no mercado, muitas pessoas ainda se sentem inseguras com relação ao procedimento. Seja por medo de danificar a pintura, ou receio de pagar muito caro, elas ainda têm um pé atrás no que diz respeito ao assunto. Por isso, trazemos para você alguns benefícios da lavagem a seco de carros.
Mais rápido x Não danifica a pintura
O processo de limpeza do veículo é concluído mais rapidamente quando utilizada a lavagem a seco. Já que é dividido em 03 etapas de acordo com a quantidade de panos utilizados. Enquanto que a convencional consiste de lavagem, e enxágue e secagem que demoram mais tempo para ser realizadas.
Ao contrário do que a maioria acredita, a lavagem a seco não causa nenhum dano à pintura, mesmo quando o carro está muito sujo. O produto utilizado é especialmente desenvolvido para fragmentar as micropartículas de sujeira. Tornando assim o processo muito mais rápido e eficiente.
Pode lavar em qualquer lugar x Não deixa manchas
Devido a sua versatilidade, a lavagem a seco de carros pode ser utilizado a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas lembre-se de deixar o carro à sombra durante alguns minutos antes de realizar o procedimento. Evitando manchas na superfície onde o produto será aplicado.
A secagem manual nem sempre é eficiente, podendo deixar manchas na pintura, além de fiapos do pano que podem ficar grudados. A lavagem a seco não deixa manchas. Já que a 3ª etapa consiste numa inspeção cuidadosa da pintura para dar um melhor acabamento. Removendo quaisquer manchas que tenham ficado durante o processo.
Não gera resíduos x Protege e dá mais brilho
Diferente da lavagem convencional, a lavagem a seco não gera resíduos, apenas os panos utilizados, que são recicláveis. A lavagem de apenas um carro pode gerar cerca de 320 litros de água residual, poluída e não reaproveitável.
O produto possui uma fórmula de alta tecnologia, composta por ingredientes vegetais, como a cera de carnaúba, que confere brilho intenso à pintura. Por ter a sua fórmula desenvolvida à base de óleos e ceras vegetais, o produto cria uma camada que protege a superfície do automóvel contra resíduos e poluição do dia-a-dia. Que pode durar muito mais, se comparado à lavagens convencionais, que não contém nenhum tipo de agente protetor.
Preserva água x Ótimo custo benefício
Esta é a quantidade média de consumo de água por cada carro lavado, utilizando xampus, detergentes e outros produtos que necessitem de enxágue para serem removidos. É o bastante para abastecer um lar com 04 pessoas durante 03 meses de água potável.
A praticidade da lavagem a seco limpa superfícies repintadas e cromadas, além de motos, barcos, caminhões, aviões e ônibus. É uma crença popular que a lavagem a seco sai mais caro. A verdade é que levando em conta o custo da água e esgoto. A lavagem a seco já sai bem mais em conta na maioria das vezes.
Lavagem a seco de carros: Aprenda como fazer
Para que você faça a sua lavagem a seco de carros, alguns itens são necessários. Papel e caneta na mão para anotar todos e deixar o seu carro limpo e brilhando:
- Produto lubrificante voltado para a lavagem a seco. Há diversas opções no mercado de produtos automotivos, mas escolha a que for mais acessível para você;
- Panos microfibra limpos e secos. Eles não podem estar com nenhum vestígio de sujeira, pois isso pode acarretar em riscos. Você vai precisar de cerca de 3 panos para limpeza da pintura. Eles devem ter mais ou menos uma metragem de 40×40 cm, no máximo 40×60 cm;
- Borrifador para espalhar o produto misturado nos locais sujos;
- Pincel para limpeza a seco dos detalhes, como as rodas e os frisos;
- Caso queira limpar o carro por completo, tenha em mãos produtos para outras áreas, como os vidros, rodas, estofados, tapetes, etc.
Realizando a lavagem a seco no seu carro
O primeiro passo para iniciar a lavagem a seco é deixar o veículo na sombra e com todas as peças frias. Não comece o trabalho de limpeza se o carro estiver quente por causa dos raios solares. Coloque-o na sombra e comece a lavagem a seco posteriormente.
O segundo passo é fazer a diluição do produto de lavagem a seco, caso o mesmo seja concentrado. Em média, esses produtos usam uma medida de 01 para 30 (1 parte do produto de lavagem a seco para 30 de água).
Agora que você já tem o produto pronto, coloque-o dentro do borrifador e comece a sua lavagem a seco. O ideal é que a área com o produto borrifado não ultrapasse uma metragem de 50×50 cm, um pouco maior do que o pano pode alcançar. Isso ajuda em uma limpeza mais eficiente. Lembre-se de pulverizar bastante, até que a área esteja molhada e o produto comece a escorrer.
Com a ajuda de um pano de microfibra seco, comece a tirar o produto. Dê somente uma passada de pano no local, em um sentido. Não fique no “esfrega-esfrega” para não causar riscos na lataria no carro. Após remover o produto, pegue outro pano de microfibra e dê o acabamento final.
Para continuar a lavagem, utilize o pano com o produto em uma parte que ainda esteja limpa. Repita o mesmo processo para dar o acabamento com o outro pano de microfibra. Assim que o pano de realizar a limpeza estiver completamente sujo, leve-o até um balde com água, esfregue muito bem para tirar todos os vestígios de sujeira e retome o processo.
Abaixo Deixamos um vídeo que fala um pouco mais sobre a lavagem a seco.
A BOX 21, tem em seu portfólio produtos para lavagem a seco e acabamento, são produtos de altíssima qualidade com o melhor custo benefício. Fale com nosso time de vendas!
Equipe Box 21
FONTE: Pontos Cardeais