Como evitar danos na pintura do carro!
Reunimos aqui 8 situações que podem danificar a pintura do carro, junto a isso apresentamos meios de como evitá-las
Não importa a data de fabricação, se é total flex ou só aceita um tipo de combustível. Não importa se o câmbio é automático ou se os bancos são de couro. Se a pintura do carro está em dia, lustrosa e brilhante, o carro parece novo!
Mas para que a pintura do carro esteja sempre em condições perfeitas, é preciso tomar alguns simples cuidados de manutenção, evitando algumas situações que causam grandes danos ao automóvel. Por isso, separamos 7 formas de evitar que a pintura do carro seja danificada. Confira:
Não estacione o carro próximo a árvores
Sim, a sombra que uma árvore projeta é bem tentadora em dias de sol escaldante. Mas, além do abrigo da luz, as árvores também servem de morada para pássaros. E é aí que mora o grande problema. As fezes das aves são corrosivas e podem provocar manchas na pintura do carro. Caso isso ocorra, procure remover o quanto antes, utilizando um pano de microfibra úmido com água. Jamais tente raspar a casquinha que se forma do dejeto, isso pode arriscar a pintura do carro.
Procure abrigo durante chuva de granizo
Comuns durante o verão, as chuvas de granizo podem dar grande prejuízo para a pintura do carro. As pedrinhas de gelo que caem podem rachar a pintura e até mesmo amassar a lataria e quebrar vidros do carro. Caso isso ocorra, não demore a procurar um profissional para fazer o reparo. Além de danificar a pintura do carro, o impacto da pedra pode causar infiltração de água e enferrujar a lataria.
Cuidado com temperaturas extremas
Cuidado ao expor o veículo a temperaturas muito altas ou baixas. Muito frio pode craquelar o verniz. Já deixá-lo exposto a muito calor pode modificar a tonalidade da cor. Porém, fatores como esses ocorrem apenas se o automóvel ficar exposto durante muito tempo, em temperaturas acima de 35 graus ou abaixo de zero. Vale ressaltar que carros novos e mais modernos possuem pinturas preparadas para isso, com camada de verniz bastante resistente. Esse fenômeno costuma ocorrer apenas com veículos mais antigos.
Evite áreas com muita poeira
Não estacione o carro próximo a lugares com muita poeira, como construções, por exemplo. Por causa da grande concentração de materiais em pó, como o cimento, esses locais se tornam perigosos para a pintura do carro. Para remover esses sedimentos, molhe bastante o carro com água, isso irá tirar a poeira e amolecer o cimento endurecido, evitando riscos no automóvel.
Estradas novas podem não ser uma boa opção
Resquícios de material asfáltico podem acabar grudando sobre a pintura, principalmente quando há reparos recentes na via. O piche é derivado do petróleo, portanto, não pode ser removido apenas com água. Utilize produtos a base de solvente para remoção, como querosene por exemplo. Para isso, encharque o pano com o produto e o deixe agir um pouco para amolecer. É recomendado lavar o veículo com água e sabão neutro após a utilização de qualquer produto químico.
Lave o carro com produtos adequados
Na hora de lavar o carro não há mistério: a dupla água e sabão neutro resolvem muito bem o problema. Evite o uso de produtos de limpeza não apropriados para o carro, pois isso pode provocar grandes problemas na pintura principalmente quando não removidos completamente. Procure por produtos com PH neutro para limpeza do automóvel.
Combustível só no tanque
É sempre importante verificar se, durante o abastecimento, ocorreram respingos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura. Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro. Caso perceba tarde demais, leve o veículo à uma funilaria para fazer o polimento especializado para remoção.
Opte por tecidos de microfibra
O pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, pois possui pequenos furos que “guardam” a sujeira, evitando que fiquem na parte superficial, riscando o veículo. Lave o pano em uma máquina de lavar com centrifugação, pois higienizá-lo e torcê-lo a mão pode estourar suas fibras, o que acabará com os micro furos. O mesmo pano pode ser utilizado até perder sua maciez. Vale lembrar que o ideal é começar a limpeza do automóvel pelas partes superiores, como o teto, onde há menor concentração de sujeira, deixando as partes de baixo por último.
Com esses simples cuidados você vai conseguir manter a pintura do carro sempre bonita! Confira mais dicas nosso Facebook ou nos faça uma visita na Avenida Presidente Itamar Franco, 2828 – São Mateus. Esperamos por você!
Equipe Box
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!