Qual a diferença entre Lava Jato e Estética Automotiva?

É comum que as pessoas associam a limpeza do carro ao trabalho do lava jato. Porém essa não é a única alternativa para quem quer cuidar do automóvel, especialmente se quiser manter a aparência de novo por mais tempo.

Hoje em dia, existem os especialistas em estética automotiva que realizam diversos serviços, inclusive de higiene técnica. A grande vantagem é que além de embelezar e descontaminar o veículo, esses profissionais podem ajudar a manter o valor de mercado ou valorizá-lo.

Ficou interessado? Nesse post, vamos te explicar as diferenças entre lava jato e estética automotiva.

Quais as características do lava jato?

O lava jato é um serviço muito conhecido pelo baixo preço e pela agilidade com que o trabalho é feito. Isso se deve ao fato de que o serviço é mais básico e não é preciso profissionais tão qualificados para realizá-lo, especialmente quando o trabalho é feito por máquinas programadas.

Então, se você precisa de um serviço rápido depois de voltar de um passeio em estrada de terra, ou só para disfarçar a sujeira antes de um compromisso importante, esse serviço pode ser uma boa saída. Os jatos são eficientes quando se trata de retirar sujeiras pesadas, como o barro nas rodas e pneus.

Mas ele não foi feito para cuidar dos detalhes e para prolongar a vida útil dos componentes do seu carro, nem mesmo a pintura. Ao optar por um serviço de lavagem sem secagem, por exemplo, você corre o risco de ter o carro manchado pelas gotículas de água que secam no sol.

Além disso, estima-se que para lavar um carro nestes estabelecimentos são gastos cerca de 300 litros de água. Isso se deve tanto à técnica escolhida, quanto ao excesso de sabão e espuma, gerando um grande desperdício de recurso hídrico.

Quais os benefícios da estética automotiva?

A estética automotiva, por outro lado, é um trabalho mais minucioso e visa proteger o carro. Além de preservar e revitalizar as características originais do veículo, esse serviço evita o desgaste dos componentes, representando um melhor custo-benefício.

Dois dos tipos de lavagem mais comuns são a seco e a vapor. O primeiro é feito na área externa do carro, com cera e um pouco de água. O segundo é feito especialmente na cabine, como painel e estofado, e na região do motor.

A escolha por não utilizar água é muito importante para evitar a danificação de peças e problemas relacionados à falta de secagem. Além do risco de comprometer a parte elétrica do veículo, um serviço mal feito pode causar ferrugem e mofo.

A estética automotiva tem ainda outras vantagens, como o uso de produtos descontaminantes, que removem fungos, bactérias e outros microorganismos nocivos.

Você também pode optar por serviços complementares que deixarão seu carro com cara de que acabou de sair da concessionária. Por exemplo: higienização e troca dos filtros, hidratação do couro do estofado, descontaminação e vitrificação da pintura, polimento, entre outros cuidados.

A BOX 21 trabalha com uma linha especial voltada para os cuidados nos acabamentos em plásticos, tecidos ou couros. Fale com nosso time de vendas!

EQUIPE BOX 21

Fonte: Magaldiauto